Projeto de arquitetura Casa Rocha em Vicente Pires – DF. É fato que espaços pequenos dão mais trabalho para ser planejado do que espaços grandes, entretanto pela liberdade que os clientes nos deram para a concepção da Casa Rocha, isso foi diferente. Recebemos a proposta de criarmos um projeto com uma linguagem contemporânea, potencializando o uso do vidro, dos materiais naturais e do paisagismo, num terreno de apenas 120m2. O programa de necessidades consiste em térreo: garagem, sala de estar/jantar, cozinha, despensa, lavabo, lavanderia e jardim, e para o pavimento superior a área íntima compondo em: 3 quartos e 1 banheiro social. Num processo natural do projeto o iniciamos dividindo os tipos de atividades para cada pavimento, sendo o térreo destinado as áreas sociais e de serviço e o pavimento superior para as áreas íntimas.
Para aproveitarmos mais a luz do sol do início do dia e possibilitarmos a maior entrada de ventilação para dentro da residência, posicionamos grandes janelas de correr para o Leste, dessa forma beneficiamos toda a área social térrea e íntima superior com uma boa iluminação e ventilação em bons horários e evitamos que o sol da tarde aqueça a casa e crie um clima desconfortável. Todos os ambientes são voltados para um jardim interno, causando um maior conforto visual e térmico. Esse jardim foi primordial para criarmos um fluxo entre os ambientes, já que o posicionamento dele sendo centralizado no terreno, nos deu a possibilidade de que todos os ambientes tivessem conexão espacial e visual, por conta das grandes portas de correr, desse modo temos uma casa aberta e conectada, com um espaço em comum para todos, o jardim.
A aplicação de materiais naturais e dos simples acabamentos são o que trazem elegância para a Casa Rocha. No exterior usamos a pedra Miracema tanto para o piso, quanto para algumas paredes da fachada e do muro. Já o cimento queimado aparece em pequenas partes da fachada, como também em todo o piso interno da residência. Assim que entramos na sala, nota-se uma ampla parede com pé-direito duplo para acesso a escada, revestida em pedra Madeira. Ela é a protagonista. O mix de couro e de madeira dos mobiliários e da escada aquecem o ambiente neutro. Uma pequena adega em serralheria e vidro, chama a atenção abaixo da escada. A ilha da cozinha com base em pedra bruta demonstra a essência do projeto, o bruto, natural e simples é tão deslumbrante, quanto algo luxuoso.
Vilaromo arquitetos
09/22
156 m²
Vicente Pires – DF
Jéssica Rosano e Marcus Paixão
O primeiro passo para realizarmos juntos os seus sonhos é com uma conversa.
Basta preencher o formulário, compartilhar algumas informações, que entraremos em contato, sem compromisso.
Te esperamos. Até logo.